sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A sua certidão está mesmo correta????

Olá a todos,
Este post é baseado em uma experiência pessoal, pois depois de quase 18 anos, descobri que meu registro de nascimento continha um erro, sim, quem me informou o problema foi uma funcionária do Detran, quando eu fui tirar minha carteira de motorista. Nesse dia, descobri que o sobrenome da minha mãe, estava grafado ainda como de solteira. Pode parecer inacreditável, mas a maioria das pessoas não percebe o erro, só vindo a descobrir, quando alguém informa ou quando precisam da certidão para tirar novos documentos.
Por conta do erro, eu não pude tirar o documento, na época eu não sabia o que fazer para consertar a certidão, só sabia que diferentemente de muitas pessoas que estão na mesma situação, tirar uma segunda via, não ia resolver nada, pois segunda via é uma cópia da primeira, portanto, o erro iria persistir. Pode parecer bobagem e extremamente redundante falar que Segunda Via é cópia da primeira, mas anos depois, durante o estágio atendendo a comunidade, vi que a quantidade de pessoas que tiram segunda via esperando resolver um erro na certidão, era GIGANTESCA.
Portanto, se seu documento possui um erro, analise bem antes de tirar uma segunda via (pois em 99% dos casos essa atitude não vai resolver nada). Em alguns casos, como o meu (nome/sobrenome da mãe foi grafado como de solteira, mas depois ela casou e mudou o sobrenome), quando há erro por parte do cartório (esse caso também é super comum), por exemplo a intenção era registrar Maria, mas saiu na certidão Maira, se o erro não for visto a tempo e comunicado ao funcionário do cartório, apenas uma ação judicial poderá resolver. Os erros mais comuns também incluem, sobrenome grafado erroneamente, supressão do nome de algum parente, supressão ou desordem de sobrenomes e discordância entre o registro e o livro do cartório, este equivoco é mais raro em comparação aos demais, mas ocorre com muitas pessoas, é quando a pessoa por exemplo, se chamava Jacqueline, sua certidão e seus documentos apresentam essa grafia, mas por algum problema, ao tirar uma segunda via da certidão, a mesma sai como Jackeline, ao questionar o erro acaba descobrindo que no livro de registro, o nome estava grafado daquela maneira (Jackeline). Pode parecer incrível, mas aconteceu comigo também, o sobrenome do meu avô era Hollanda, mas no livro estava Holanda e na minha antiga certidão, estava escrito Hollanda, por isso, o funcionário do cartório, na “nova certidão”, queria deixar escrito Holanda, mas na hora comprovei a grafia correta.
            Porém, para todos os casos semelhantes, existe uma solução, uma Ação de Retificação, simples e relativamente rápida, ela é baseada na Lei 6015/73, a peça deve ser feita por advogado e a “nova certidão” conterá uma averbação. Importante ressaltar, que a peça deve estar acompanhada de documentos que comprovem a veracidade da história que será narrada e a grafia correta do nome ou sobrenome, no meu caso anexei a certidão de casamento e os novos documentos da minha mãe, já que esta ação não se destina a pessoas que queiram trocar de prenome/sobrenome, por exemplo se chamam João e querem ser Carlos. Dependendo do tipo de erro, somente a partir daí é que se poderá tirar novos documentos (RG,CPF, CTPS, etc.)
Sobre a  Lei 12100/09, que permite a correção extrajudicial de erros evidentes, reforço o que diz a própria lei, tratam-se de erros que  “não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção”, porém, como esta frase é de análise extremamente subjetiva, dificilmente se pode afirmar com 100% de certeza que este ou aquele caso se enquadrará nas hipóteses da Lei 12100/09.  
Lembrando que não são apenas certidões de nascimento que podem ser retificadas, as certidões de casamento e óbito também.
Super importante, ao constatar o erro, procure um advogado, não acredite em promessas de políticos ou outras pessoas que juram que vão resolver o problema, isso pode gerar um dano ainda maior, dando margem para falsificações e fraudes, fique atento.


Ass: Drª. Ana Carolina 

2 comentários:

  1. Parabens Carol, sua iniciativa deve contribuir bastante, fico feliz com a iniciativa pois grandes dúvidas não se dissipam ou grandes mudanças não ocorrem por desconhecimento dos pequenos detalhes, boa sorte na sua empreitada e felicidades à todos.

    ResponderExcluir