sábado, 24 de agosto de 2013

Por que guardar as notas fiscais?

Olá a todos,


Mais uma vez partindo da experiência pessoal, venho compartilhar com vocês sobre a importância das notas fiscais, há seis meses comprei um produto, que agora está na assistência técnica há muito tempo (assunto para um próximo post), quando o produto parou de funcionar, li na caixa o tempo de garantia dado pelo fabricante (1 ano) e fui procurar a nota fiscal, achei, graças a minha Caixa de Notas Fiscais, sim, eu tenho uma caixa de notas fiscais, uma não, três. Explico, uma caixa é para guardar notas de produtos, outra para recibos de abastecimento do veículo e outra para guardar comprovantes de pagamento sem fatura.
                Pois bem, comecei a guardar as notas há mais ou menos dois anos, quando perdi a chance de levar um equipamento para assistência técnica sem pagar, porque não tinha mais a nota fiscal, desde então, passei a guardá-las na caixa e graças a essa atitude, já pude trocar ou mandar consertar sem pagar nada: uma mochila, roupas, notebook, nobreak, enfim,  tudo que deu problema na minha vida nos últimos anos.
                A caixa de notas de abastecimento, começou depois que meu pai abasteceu o carro com gasolina batizada, o carro pifou, passou dias na concessionária e meu pai teve que pagar pelo serviço (apesar do carro estar na garantia), assim, desse dia em diante, decidimos só pagar com débito/cartão (para ter aquele canhotinho como comprovante) e para quem tem 2 carros a dica é escrever a marca do carro no verso.
                Sobre a caixa de comprovante sem fatura, serve muito bem para aqueles casos em que você, paga a conta sem fatura, ou porque não recebeu ou porque não sabe onde está, assim junte todos na mesma situação e pronto, se achar a fatura depois é só grampear.
                Por último, uma dica preciosa, sempre que puder guarde TUDO NA CAIXA ORIGINAL, sabem o produto que falei anteriormente, pois bem, o dono de uma das assistências técnicas para qual telefonei, exigiu que eu levasse a caixa para comprovar que o fabricante havia dado garantia de 1 ano, sem caixa, sem garantia, sem conserto. Sim eu sei, que tudo pode ser provado na justiça, mas por uma vida mais leve guarde a caixa e comprove tudo que for necessário, resolva o problema pacificamente e depois se for necessário por algum motivo, procure o judiciário. No meu caso, para tristeza de uns, a caixa havia sido guardada, perfeitinha, a nota fiscal, o produto, o manual de instruções, até o plástico- bolha usado para acondicionar o equipamento, tudo que fosse necessário para provar meu direito e resolver meu problema, de forma menos traumática. E fiquem atentos, a NOTA FISCAL é o comprovante dos nossos direitos e tem que ser bem guardada para evitar problemas. Inclusive se o caso for levado para o judiciário, onde TODAS as provas são importantes, ou melhor, essenciais para uma vitória no litígio.

Ass: Drª. Ana Carolina

Um comentário:

  1. Se as pessoas tomarem consciencia que atitudes como estas resolvem um problema mais rapido, o judiciario com certeza ira agradecer. Parabens pela atitude.

    ResponderExcluir